Pedal Pequenos Coqueiros

O ÚLTIMO AREIAL !!!

Recebi outro dia no facebook uma mensagem que falava sobre a engenhosa idéia de fatiar o tempo.

Isso mesmo o tempo foi fatiado, em 12 meses e como se fosse algo instintivo, vamos chegando ao

final da Ultima fatia com um peso nas costas, um cansaço, certezas e arrependimentos.

Porém como em um passe de mágica, ou por melhor dizer como uma "FORMULA DIVÍNA", nos

enchemos de Nova esperanças e nos programamos para mais 12 fatias vindouras. Depois de

criarmos a nossa própria retrospectiva, descobrimos que devemos e podemos ser melhores do

fomos este ano que nos deixa. Um ano de muitas realizações, de novas amizades, de muitas

alegrias, de muitos pedais e muitas imagens. Neste ano de 2012, nós "Os Aventureiros do Pedal"

estivemos presente em alguns passeios e eventos de Bike, em dois deles em especial, "Campina

Grande" e "Patos" simplesmente a galera que nos recepcionou não nos ofereceu nada, melhor

dizendo eles 'Não estavam Nem Ai para nós"... (As fotos confirmam issto !!!).

Dai chegou o final de ano, a sensibilidade toma conta do ser humano, os olhos enchem de lágrimas

ao abraçar os amigos. E este "Povo Abençoado" querendo se redimir dos maus tratos que sofremos

em seus feudos, propõe a nós um pedal de confraternização de final de ano, acreditando eles que o

tempo havia apagado nossa memória...

Resolvemos então dar o troco, revidar e ver a insatisfação estampada nos rostos desta turma.

Com um sol de rachar o quengo, chegamos a horrível praia de Coquerinho, no litoral sul da Paraíba, uma

jornada de 42km, para ver o MAR !! O MAR ?? Mas saimos de frente do MAR em tambaú e porque tanta

alegria desta turma !!! Pois bem, nem tudo FOI um MAR de rosas ou um Mar de areia.

Para iniciarmos a nossa história vamos descobrir o que é a tal da A FELICIDADE, que sentimento é este,

porque precisamos tanto dele e porque estampamos ele em nosso SEMBLANTE?

A felicidade é um estado de plenitude, satisfaçao e equilibrío físico e psíquico, em que o sofrimento e a

inquietude são transformados em emoção ou sentimentos que vai deste o contentamento até a alegria

intensa ou Júbilo.

Este sentimento ainda tem como significado, o bem-estar espiritual e a paz interior.

(segundo a WIKIPEDIANeste caso especifico eu definiria a felicidade como simplesmente estar entre

amigos !! Saborear um delicioso caldinho de mariscos, outras, camarão, carangueijo ou simplesmente

tomar aquela ducha fria sob o SOL ESCALDANTE...

Desfrutar de um bom papo, com uma vista maravilhosa, tomar uma cerveja gelada, retrospectar alguns

momentos sejam eles do dia, do mês, do ano ou da VIDA. Trocar experiências, sorrir do que passou.

Quando estamos felizes as horas passam com uma rapidez voráz, e não percebemos !!

Entretanto como citado acima, nem tudo foi um MAR de Rosas !!!!

Para chegar neste PARAÍSO chamado Coqueirinho, nossos audaciosos ciclistas trovaram uma quase cansável

batalha contra o tempo, contra o sol, contra o cansaço fisico, mental e contra outras ADVERSIDADES.... kkkk

E é ai que começa a nossa DOCE VINGANÇA e a história desta trilha !!!

Foram intermináveis estradões que exigiram dos amigos bastante força, garra, superação de alguns

limites e muita, mas muita determinação, mesmo cansados chegamos ao nosso destino !

Como escreveu o imortal Carlos Drumond de Andrade:

"As coisas que amamos, as pessoas que amamos são eternas até certo ponto. Duram o infinito variável,

no limite do nosso poder de respirar a eternidade. Pensá-las é pensar que não acabam nunca, dar-lhes

moldura de granito. De outra matéria de tornam, absoluta, numa outra(maior) realidade. Começam a

esmaecer quando nos cansamos, e todos nós cansamos, por um outro itinerário, de aspirar a resina do

eterno. Já não pretendemos que sejam imperecíveis.  Restituímos cada ser e coisa à condição precária,

rebaixamos o amor ao estado de utilidade. Do sonho de eterno fica este gosto ocre na boca ou na

mente, sei lá, talvez no ar". ( Hora do Cansaço)

Entramos em um MAR de Bamboo, para apaziguar o cansaço nos ultimos kilômetros, muito embora estar

ao lado de quem se AMA, nos faz esquecer todo o resto, dai esbanjamos simpatia, sorrisos e

esquecemos a DOR e o cansaço. O Amor nos transforma em verdadeiras(os) guerreiras(os).

Encontramos pelo caminho uma grande amiga e aliada "A SOMBRA", espaço bastante disputado entre

os ciclistas, espaço reservado para a prática do alongamento muscular, do descanso, da conversa, do

reabastecimento, há ainda alguns loucos que usam estes pequenos espaços para dançar, vai entender !!

Tem também os que aproveitam para se refrescar e preparar o corpo e a mente para os "3kms" finais.

Fazer trilhas com amigos é expandir seus conhecimentos, é aprender, e nesta não foi diferente, tivemos o

previlégio de conhecer o famoso "Banho Energético" vindo direto da Rainha da Borborema, uma receita

passada de mãe para filha há várias gerações, este caldo milagroso regenera qualquer ciclista, cria uma

proteção solar, e evita rugas. Composto basicamente de ferro, vitamina C e H2O. "Receita do Banho

energético: Colocar um caju com castanha dentro da garrafinha, colocar um pouco de gelo e água a gosto

Chacoalhar por algums kms e derramar sob a cabeça".

Diante da quase, eu disse quase desistência sob um sol forte e um MAR de Areia, uma das participantes

apresentou a cura para o cansaço. Digno de estudos ciêntifico. A fruta ajuda a superer limites do corpo e da

mente.

Em alguns raros momentos nossos ilustres convidados tiveram que suar um pouco a camisa, para

atravesar pequenos areiais, pois "Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos, sua beleza

sem dúvida vale o grande incomodo", Ja dizia um antigo provérbio chines.

Estavamos na metade do caminho, um pequeno alívio para nossos amigos, uma paradinha no

CARREFOUR de Gurugi. Com os corpos e mentes descansados, eis que surge um MEGA Passeio a ser

trabalhado pois é sabido que "As mentes pensantes não se dão por satisfeitas com meros alimentos do

saber, pois almejam o prato principal", e assim somos nós meros ciclistas em busca de novas aventuras,

"Chapada Diamantina" nos aguardem !!!!!!

Neste pedal tivemos duas opções "Areia" um ou dois trechinhos ou "Ladeiras" gigantescas ladeiras

repletas de carros velozes e vorazes.... Preferimos optar pelos poucos trechos de Areinha, onde nossos

amigos mostram toda sua força, determinação e principalmente superação de seus limites.

Mas nem tudo foram espinhos, nem tudo foi AREIAL, nem tudo foi sofrimento, no inicio antes do cansaço

adentrar no corpo dos nossos ciclistas "forasteiros", passamos por uma bela trilha de mata fechada

(trilha do presídio), sem sol onde o chão era firme, ouvia-se até o cantar dos passaros, neste momento

a sensação de alegria irradiava a alma e acalmava os semblantes.

Idealizamos um pedal perfeito para uma "Doce Vingança", contamos com uma ajudinha divina para nos

enviar chuva no momento certo. Tinhamos integrantes experientes, com pleno domínio do trajeto

fornecendo ainda mais segurança e incentivo aos visitantes no decorrer do passeio.

Desde o inicio quando partimos do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, tinhamos a certeza que

nossos ilustres convidados em algum momento do pedal teriam que superar seus limites, testar sua

resistência e descobrir que, ao pedalar com os "Aventureiros do Pedal" você nunca, mas nunca será o

último. Um pedal de AMIGOS improvisado para receber AMIGOS onde para traz ficou apenas o ano de

2012.

Este ano de 2013 quero ainda mais paz no meu coração, quem quiser ter um amigo, basta me estender

a mão, sabemos que o tempo vai passar, e que, com ele nós possamos caminhar(Pedalar) juntos sem

parar, só assim nossos passos irão ficar pelo chão, como marcas do que passou, teremos novos sonhos

com o clarear de um novo dia, de um novo amanhecer. Agradeço a todos os participantes deste passeio

do ultimo dia do ano de 2012, desejo que em

2013 sejamos ainda mais felizes pois temos motivos de sobra para isso, e deixo a seguinte frase:

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade".(Carlos Drumond de Andrade)

Confiram todas fotos do pedal e o video

Album 1, Album 2, Album 3 ( Por Henrique Wanderley)

Video 1 (Por Caio Cintra)

Album 4 (Por jovino Costa)

Album 5 (Por Ducks Bikes)

Album 6 (Por Tô nem Ai)

___________________________________________________________________________________________________