1º Pedal Amigos da Ducks Bikes 

Patos – PB (23km ou 55km)

Domingo 16 de setembro de 2012, cidade de Patos-PB, estávamos a 307km da nossas casas em João Pessoa, com clima ainda frio, isso mesmo frio, (Em Patos também faz frio) iniciamos o nosso pedal rumo a concentração da Ducks Bikes e no meio do caminho fomos gratificados pelo nascer do sol.

Na concentração fomos recebidos com um delicioso e nutritivo café da manhã, dignos de um DUKE e uma DUKESA.

A partir daí entendemos o sentido da palavra escrita nas camisas dos nossos anfitriões, assim como nós, loucos por bikes, estes ciclistas deixaram de pedalar para nos servir.

Após percorrer um pequeno trecho da BR230, que foi interditado pela PRF para nossa passagem com segurança, embarcamos no verdadeiro cenário da região, esquecendo todos os lugares onde nós já havíamos pedalado antes, esquecendo praias, açudes, rios, cachoeiras, neve (brincadeira,  nunca pedalei na neve) arvores frutíferas e etc.

Abrimos nossas mentes, preparamos nossos corpos e adentramos em um estradão de terra batida, cuja vegetação nos lembra os filmes de faroeste antigo(não muito, pois sou novo). Árvores secas, em seu período de “hibernação”, rodeiam alguns pés de Juazeiros, Angicos e Aroeiras, que se mantém imponente, colorindo o nosso caminho e harmonizando-se com o colorido de nossas vestes.

Pelo caminho, uma cena típica do cotidiano de um povo forte, aguerrido, hospitaleiro de sorriso no rosto, que encaram as dificuldades de frente e se mantém firme como uma Baraúna

Dei-lhe um bom dia que foi prontamente respondido com uma voz madura e serena, de um homem com muitas histórias para contar.

Lembrei-me da obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas”, lida enquanto estudante universitário. 

E seguimos nosso caminho estrada à dentro, contemplando a vegetação local pouco comum para nós moradores do litoral, brejo e agreste.

Á cada mirante, parada obrigatória para as fotos (Recordar é Viver) aproveitando que o Sol estava generoso, e na certeza de que na próxima curva, ali bem próximo tínhamos um ponto de apoio Ducks.

Aqui o ciclista encontrou além de hidratação, a contagiante alegria da equipe organizadora do evento. Nossas roupas e bikes coloridas, nossas calças e shorts colados, chamava a atenção da população local, causando admiração em alguns e espanto em outros, tudo sempre em clima de muita festa e descontração.

Em meio ao cinza predominante, eis que surge o verde louro de um valente mandacaru, servindo de moldura para os amigos ciclistas que passam segundo seu destino, ao fundo outros arbustos também muito imponentes emprestam sua sombra para uma casa.   

No meio do caminho encontrei um amiguinho de bike, um garoto com seus 6 ou 8 anos, passei e assim como os demais  educadamente falei com o pessoal (família do garoto que estava no alpende* da casa), de repente vem em mim um desejo incontrolável de parar e chamar o garoto para pedalar, imediatamente ele disse “ vou com você até a porteira”, prontamente aceitei o desafio, o danadinho saiu na minha frente em disparada, com sua bike e sua cueca do BEN10, e eu o acompanhando enquanto a família gritava, “vai Henrique, vai Henrique, vai Henrique” ora, para quem eles estavam torcendo?? Então percebi que o meu amiguinho tinha o mesmo nome deste que vos escreve, (coincidência! Desculpa não acredito nisso), ao retornar com

ele até a sua casa, ganhei um forte abraço e um sorriso maroto deste meu novo amigo que espero um dia poder reencontrar...

*Alpende  = Varanda/Terraço

Parafraseando o ilustre Machado de Assis

“Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus ônus e  percalços, glórias e desdouros, e ir por diante”.  Assim o fizemos, confiantes de braços e corações abertos na certeza de que ao chegarmos em nosso limite físico e psíquico, teríamos a mão amiga do pessoal da DUCKs, dos amigos ciclistas e da própria população local.

Mas uma surpresa do passeio, estávamos exatamente no meio de uma grande vegetação adormecida pela falta de água, com sua coloração cinza, quando nos deparamos com mais um belo espetáculo da natureza, em apenas um dos lados da estrada um campo de flores Lilás. Eram “Orquídeas”, que em formato de cone encantavam nossos olhos e roubavam a cena durante um breve percurso e serviu de pano de fundo para algumas fotos.

A esta hora do dia o sol já não estava mais tão generoso, o vento quente soprava na direção contrária ao nosso destino, nos empurrando de volta.

Mesmo com o reforço do protetor solar, nossa face era castigada pelo calor do sol, nossos corpos clamavam por água, a frente uma estrada imensa cercada por galhos, ao longe uma casinha simples, rodeada de coqueiros, juazeiro, algaroba e um intrépido pé de juá, dividiam um pequeno espelho d’água.   Desisti ?? Não combina com nossos integrantes, Retroceder?? Isso JAMAIS.... Somos Aventureiros......

Mais uma breve parada para consertar um pneu furado de um dos amigos, me afasto um pouco do grupo que se abriga sob uma arvore, e encontro um grupo de quero-quero, ave sertaneja e muito barulhenta se refrescando nas poucas aguas que ainda resta.

Felizes por termos percorrido todo o trajeto deste magnifico passeio, com a memória cheia de imagens que ilustrarão mais histórias para nossos filhos e netos, afinal somos Aventureiros dos Pedais.

Procurei em vários dicionários uma única palavra para descrever o trabalho de vocês nesta primeira edição do "Pedal dos Amigos da Ducks Bike", deveria ser uma palavra que pudesse unir a harmonia entre a equipe, o largo sorriso da Dukesa de Patos e as lágrimas do meu amigo Alex Queiroga, encontrei esta palavra em um dos carros de apoio de vocês. Sem sombra de dúvidas o trabalho de vocês, o evento e vocês todos são VIPs, arrisco-me a dizer que, a nossa satisfação em fazer parte deste EVENTO VIP nem se compara a satisfação dos organizadores em saber que foram simplesmente PERFEITOS.   

Deixo meu carinho, meu respeito e principalmente meus agradecimentos a esta equipe maravilhosa, por ter me proporcionado um dia espetacular, forte abraço e que DEUS abençoe a todos..

________________________________________________ 

Confira as fotos na íntegra:

Galeria de Fotos: Duck1, Duck2 (Por Hernique Menezes - Aventureiros dos Pedais)

                         Duck3 (Por Jovino Costa - Aventureiros dos Pedais)

                         Duck4 (Por Julio Cezar - Tô nem Ai)

                         Duck5 (Por Rawlison - Tô nem Ai)

                         Duck6 (Por Alexandre Viegas - Ducks Bikes)

                         Duck7 (Por Guilhermi Íkaro - Campina Grande)
__________________________________________________ 

Acesse Jampa Bikers, curta a pagina desta turma e fique por dentro dos pedais.

Patos 16 de Setembro de 2012